quinta-feira, 16 de julho de 2009

A vez do Hip Hop

27º Festival de Dança de Joinville abriu nesta quarta, 15, valorizando a cultura urbana

“Estar aqui é importante para diminuir a distância que existe entre outros estilos”, afirmou Frank Ejara, diretor artístico da companhia brasileira Discípulos do Ritmo, na tarde desta terça-feira, na apresentação do 27º Festival de Dança de Joinville. Também estavam presentes Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança, Silvestre Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Joinville, Charles Narloch, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mickaël Le Mer, coreógrafo e diretor artístico da companhia francesa S’Poart, e Niels “Storm” Robitzky, coreógrafo da Discípulos do Ritmo.

O presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz disse que a escolha se deu pela dança de rua sempre estar entre as mais procuradas durante a Mostra Competitiva, atraindo grande público. E a S´Poart foi indicada pela Bienal de Lyon, o principal Festival de Dança da Europa e parceira do Festival de Dança de Joinville. O presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira, destacou o esforço no investimento de grupos da cidade, para fomentar a dança em Joinville durante todo o ano.

Ponto comum nas declarações de Mickaël Le Mer, Storm e Frank Ejara foi de que o festival é de grande importância para as companhias de dança. “É a chance de passar novas ideias”, justifica o coreógrafo francês. Para Frank o festival é uma oportunidade: “Espero que o Discípulos do Ritmo sirva de inspiração para que outros grupos se profissionalizem”. Storm destacou o preconceito que os grupos de Hip Hop sofrem diante de outros gêneros, e que o fato de participarem do 27º Festival de Dança, pela grande visibilidade, faz com que se sintam “incluídos”.

A Noite de Abertura do Festival será realizado nesta quarta-feira, 15, às 20 horas, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Primeiro sobe ao palco a Companhia brasileira Discípulos do Ritmo com o espetáculo Geometronomics, que mantém os estilos do Popping, Locking e B-Boy. Logo em seguida, “In Vivo”, da companhia francesa S’Poart dá continuidade ao espetáculo do primeiro dia da edição 2009.

O 27º Festival de Dança de Joinville será realizado de 15 a 25 de julho no Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado e em espaços alternativos pela cidade.

Fonte: www.festivaldedanca.com.br

Nenhum comentário: